quarta-feira, 22 de junho de 2011

Hugo Leal: Lei Seca celebra a vida.

Hugo Leal: Lei Seca celebra a vida

Não importa se é popular ou importado; não importam marca, cor e ano do veículo. Muito menos a raça, classe social e status. Há exatos três anos, a Lei Seca (11.705/08), que não permite misturar bebida e direção, tem um único objetivo: o de preservar a vida.

O resultado da Lei Seca? Mais de 5 mil vidas salvas em um país que ocupa a quinta posição mundial em quantidade absoluta de fatalidades no trânsito. Os acidentes nas estradas de todo o País matam 40 mil pessoas todos os anos, o que representa 26,5% dos óbitos da população. Mais da metade dessas mortes tem causas associadas ao uso de álcool, e entre os jovens esses números são ainda mais alarmantes: 32,4% da classe mais produtiva do País é vítima da violência no trânsito.

A divulgação desses números deve servir de alerta e orientação para os poderes executivos dos municípios, estados e União, no momento em que o mundo está mobilizado pela Década de Ações pela Segurança no Trânsito, que tem a chancela da Organização das Nações Unidas e da Organização Mundial da Saúde.

A Lei Seca é, indiscutivelmente, muito importante para o resgate da civilidade do trânsito brasileiro e tem contribuído expressivamente para a redução dos índices de lesões e mortes. Ainda há muito o que fazer. Como presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, apresentei o Projeto de Lei 535/2011, atualmente em análise na Câmara, que aperta o cerco aos motoristas que consomem álcool antes de dirigir. O texto permite que vários tipos de prova, além do bafômetro, sirvam para caracterizar crime de trânsito, e não apenas infração administrativa.

Otimismo, união, conscientização e muito trabalho são combustíveis indispensáveis pela vitória da Lei da Vida e pelo resgate da civilidade no trânsito brasileiro. Esses são três de muitos outros anos de celebração!

Fonte: http://odia.terra.com.br/portal/opiniao/html/2011/6/hugo_leal_lei_seca_celebra_a_vida_172221.html

Hugo Leal é deputado federal pelo PSC e autor da Lei Seca

Nenhum comentário: