quarta-feira, 8 de junho de 2011

Dom Francesco Biasin é nomeado para a Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda (RJ).


O bispo da Diocese de Pesqueira, dom Francisco Biasin, foi nomeado na manhã desta quarta-feira, 8, pelo papa Bento XVI, bispo da Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro. Dom Biasin é italiano da cidade de Arzercavalli (Pádua) e está há oito anos a frente da diocese localizada no Agreste pernambucano.


No mês de maio, ele foi eleito presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).


Dom Francisco Biasin subsitituirá dom João Maria Messi, que teve o seu pedido de renúncia ao episcopado carioca aceito pelo papa Bento XVI. A renúncia tem como base o cânon 401 § 1º, do Código de Direito Canônico, que prescreve o pedido da renúncia do bispo ao completar 75 anos.

Na última quinta-feira, 2, dom Biasin esteve na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) onde participou de celebração ecumênica, que marcou o fim do período letivo do curso de Teologia da instituição.


O bispo defendeu em seu discurso o fim da intolerância religiosa.


“Nós não somos chamados a sermos convertidos a uma igreja, mas há Jesus e assim, as igrejas convergirão para o Senhor”.


“Ser diferente não é ser inimigo. Não é ser melhor nem pior. É enriquecermos mutuamente”, disse.


Na ocasião, dom Francisco lembrou que as igrejas cristãs celebram esta semana (5 a 11 de junho) a Semana de oração pela unidade dos cristãos.


Dom Francisco redigiu uma carta onde agradece aos fiéis da Diocese de Pesqueira e fala de sua nova missão.


“O primeiro sentimento é de gratidão por ter experimentado a grandeza do amor de Deus através da Ordenação Episcopal recebida no meio de vocês e para vocês. Quem poderia duvidar que a praça da Catedral de Pesqueira, ao cair da tarde daquele dia 12 de outubro de 2003, estava repleta da força, da unção e da graça do Espírito Santo de Deus, sob o manto da Mãe Aparecida, no caloroso abraço do povo em festa pela chegada do novo pastor?”, afirmou.

Biografia – Dom Francesco nasceu no dia 6 de setembro de 1943 e foi ordenado padre em Padova (Itália) em 20 de abril de 1968. Fez os estudos de filosofia e teologia no Seminário Maior de Padova e especialização em catequese, em Milão. Veio para o Brasil como missionário “Fidei Donum” em 1972, radicando-se na diocese de Petrópolis (RJ).

Antes do episcopado foi vigário Paroquial na cidade de Fossò, Itália; assistente eclesiástico da Ação Católica – setor jovens. Na diocese de Petrópolis, foi pároco da paróquia de São Sebastião de Gramacho, em Duque de Caxias; coordenador da região pastoral da Baixada Fluminense e dos padres “Fidei donum” da diocese de Pádua no Brasil.


Na diocese de Duque de Caxias, criada em 1981, foi pároco da catedral; vice-presidente da Comissão Regional dos Presbíteros do Leste 1 da CNBB; membro da equipe central que preparou o 7º Encontro das CEBs em Duque de Caxias. Na diocese de Itaguaí, foi vigário paroquial de Mangaratiba; diretor espiritual e professor de Pastoral e Teologia Espiritual no Seminário de Nova Iguaçu; pároco da paróquia Santa Terezinha de Piranema, em Itaguaí; diretor do Centro Missionário diocesano e administrador Diocesano de Itaguaí.

Seu lema episcopal é “Dar a vida pelos irmãos”.

Da Assessoria de Comunicação AOR
com informações da CNBB

Nenhum comentário: