segunda-feira, 13 de junho de 2011

CRISTO, NOSSA ESPERANÇA.

“A vida cristã se define como uma vida com Jesus Cristo”, Papa Bento XVI.

O tema da célebre visita apostólica do Papa Bento XVI aos Estados Unidos no ano passado constitui-se de três palavras simples, mas essenciais: “Cristo, nossa esperança”. Esse foi um chamado profético para que os Estados Unidos e o mundo voltem os olhos para “o apóstolo e sumo sacerdote da fé que professamos: Jesus” (Hb 3,1), nossa “Esperança da glória” (C1 1,27), “aquele que leva a perfeição da nossa fé” (Hb 12,2), e é “o único que reina para sempre em nossas vidas” Hb (13,8).

Como nunca se viu antes, as pessoas estão pondo sua esperança em seus bens materiais, em sua saúde, em sua educação, nos programas assistenciais do governo, na ciência, na tecnologia e na qualidade do meio ambiente etc. Elas parecem não se dar conta de que essas condições, por melhores e mais favoráveis que sejam, vão passar (1Cor 7,31) e lhes causar um amargo desapontamento (Rm 5,5). Assim, o Papa Bento XVI vem proclamar isso, num momento mais que oportuno.

Muitas vezes, o padre Al Lauer, fundador do devocionário “Um Pão, Um Corpo”, escreveu nessas mesmas páginas que Jesus é a única Esperança de que precisamos. Jesus é a nossa Esperança de encontrar a Deus, o Pai, pois ninguém chega ao Pai se não for através d’Ele (Jo 14,6).

Há milhões de pessoas “sem esperança da Promessa e sem Deus, neste mundo” (Ef 2,12). Eles precisam de Jesus, que é a Esperança encarnada. Vamos, portanto, unir-nos ao Papa Bento XVI e proclamar, para esse mundo desesperançado, que Jesus é a nossa única Esperança.

Através dos séculos até os nossos dias, muitas pessoas continuam seguindo a Jesus Cristo em buscam de felicidade, alegria, paz, segurança e salvação demonstrando que elas acreditam radicalmente na sua doutrina.

Nosso Senhor Jesus Cristo é a nossa única esperança para todas as nossas realizações. A nossa verdadeira vida se encontra na pessoa amorosa do Filho de Deus. Em Cristo, somos os mais ricos deste mundo e salvos por sua graça, e o mais ricos sem Cristo são os mais miseráveis e desgraçados deste mundo e da eternidade. A vida só tem sentido na ternura do amor a Jesus Cristo. Vida e felicidade plena só em Cristo. Sem Ele a vida é uma encruzilhada, vazia, escura e perdida. Nada, absolutamente nada substitui uma real experiência com o Senhor Jesus Cristo. É tão abissal e hipotalássica que é muito difícil de explicar.

Tudo que é de mais precioso na face da terra, não pode ser comparado a uma alma purificada pelo sangue do Cordeiro Imaculado. Toda preciosidade acabará um dia e a alma redimida gozará a felicidade celestial por toda eternidade. Essa é a nossa concreta esperança gloriosa.

Escreve São Paulo Apóstolo: “Que o Deus da esperança vos encha de toda alegria e paz, em vossa vida de fé. Assim, vossa esperança transbordará, pelo poder do Espírito Santo” (Rm 15,13). “Nós somos cidadãos do céu. De lá aguardamos o salvador Jesus Cristo” (Fl 3,20). Fundamentados na Esperança de Cristo, caminhemos firmes às moradas eternas.

Pe. Inácio José do Vale - Professor de História da Igreja

Pregador de Retiros Espirituais - Especialista em Ciência Social da Religião

E-mail: pe.inaciojose.osbm@hotmail.com

Nenhum comentário: