segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

O Senado Federal e aprovão da PEC dos Vereadores

Candidatos perderam vagas por recursos no TSE; mais cinco candidatos podem assumir cadeira na Câmara

Caso o Senado Federal aprove a PEC dos Vereadores durante o esforço concentrado da próxima semana , Volta Redonda poderá ter 21 vereadores já a partir de 2009.
Com isso, mudará o coeficiente eleitoral, já que o número de cadeiras aumenta, mas o número de votos válidos continua o mesmo.
As sete novas vagas podem beneficiar Sebastião Leite (PC do B) , Pastor Washington (PRB) , Walmir Vítor (PT) , Francisco Chaves (PSC) , Joel Fortini (PT do B) , Pedro Magalhães (PSDB) e Simar (PPS).
Dos sete vereadores que podem assumir, dois – Francisco Chaves e Joel Fortini – tinham chegado a ser considerados eleitos, mas perderam as vagas na retotalização dos votos , devido aos recursos que consideraram válidos os votos da vereadora Neuza Jordão (PV) e do candidato José Luís de Sá (PP).
Neuza assumiu uma vaga que era de Fortini e os votos de José Luís deram a Francisco Novaes (PP) a cadeira que era de Francisco Chaves.
As coligações PTB/PSC e PT do B/ PRP / PSDC , que tinham ficado sem representantes na Câmara com a retotalização, voltariam a ter um representante cada.
Um partido e uma coligação que não tinham conquistado nenhuma cadeira na Câmara quando estavam em disputa 14 cadeiras agora vão ter representantes: o partido é o PSDB, que, com 21 cadeiras , consegue uma vaga para Pedro Magalhães ; a coligação é PPS / PRTB , que elege Simar.
Três das sete novas vagas vão ampliar as bancadas de partidos ou coligações que já tinham vereadores eleitos na totalização mais recente.
O PC do B, que já tinha conquistado duas cadeiras , ganha mais uma, para o atual primeiro suplente, Sebastião Leite.
A coligação PDT/PRB , que tinha eleito Junior Granato (PDT) , consegue uma vaga para o Pastor Washington (PRB).
A outra vaga vai para o PT, que já tinha o campeão de votos em 2008 , Carlos Roberto Paiva , e passa a contar também com Walmir Vítor.
Com as 21 vagas, somente a coligação PSOL/PSTU, que totalizou apenas 884 votos para todos os candidatos , fica sem representante na Câmara Municipal.

Câmara de VR começa a votar emenda alterando número de vereadores

A Câmara Municipal de Volta Redonda já se antecipou à possível aprovação da PEC dos Vereadores , e aprovou em primeira votação , na sessão de quinta-feira , uma emenda à Lei Orgânica do Município (LOM) alterando de 14 para 21 o número de cadeiras na Casa.
O presidente do Legislativo , o vereador Washington Granato (PDT) afirmou que o objetivo é antecipar as possíveis mudanças com a aprovação da PEC.
Com a possibilidade real de aprovação da PEC dos Vereadores , nós resolvemos nos antecipar. Temos dez dias de prazo para votar , o que é norma regimental no caso de emendas à LOM , mas devemos estar nas sessões extraordinárias , que serão convocadas até o dia 22 de dezembro. Portanto, vamos votar a matéria em segunda votação ainda este ano – disse ele , que acrescentou:
Se por acaso a PEC não for aprovada, podemos deixar a votação para depois”.
Granato disse ainda que conversou esta semana com os senadores Cristóvam Buarque (PDT) e Marcelo Crivella (PRB) , e ambos confirmaram que a PEC dos Vereadores pode ser votada já na próxima semana.
A primeira votação da matéria seria na terça-feira, e na quarta-feira haveria a segunda votação e a promulgação da emenda.

Nenhum comentário: