quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Dedicação á eduacação , á filosofia , evangelização e etica

Educador por vocação , Gabriel Chalita preparou-se cuidadosamente para o ofício de professor , desde a infância , estimulado por uma família entusiasmada com o seu talento para o ensino.
Foi sempre um observador atento das atitudes de professores e , ao questionar consigo mesmo as técnicas pedagógicas que percebia , ia consolidando um jeito próprio de lidar com todos os tipos de aprendizes.
Valeram-lhe, para isso, contatos estreitos com professores e profissionais da área educacional , em todos os momentos de sua infância e adolescência.
O resultado do esforço de aprendizado já mostrou frutos quando aos 12 anos escreveu um primeiro livro.
Aos 15 já lançava uma coleção destinada a crianças em idade de catequese.
O sucesso da edição o estimulou a continuar escrevendo , ocupação que hoje soma a publicação de 45 títulos , desde livros didáticos a tratados sobre a ética e a filosofia.
A abrangência da sua obra intelectual o levaria à Academia Paulista de Letras , onde tomou posse em 2006 , saudado pelo Príncipe dos Poetas Brasileiros , Paulo Bonfim.
Teve, desde cedo , atuação destacada junto a organizações não governamentais (como a Julad - Juventude Latino-Americana para a Democracia) , no começo da carreira.
Uma carreira precoce , aliás, iniciada aos 19 anos como vereador e presidente da Câmara Municipal de Cachoeira Paulista (Estado de São Paulo).
Mas o ingresso na vida política não interrompeu um incessante trabalho de preparação.
Cursou Filosofia , e , logo depois , Direito.
A primorou conhecimento com um mestrado em Ciências Sociais/Sociologia Política e outro mestrado em Direito.
Fez doutorado em Comunicação e Semiótica e um segundo doutorado em Direito, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Ensina atualmente nos programas de graduação e de pós-graduação da própria PUC/SP e na Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Foi levado para uma primeira função executiva no setor público em 2001 , para ocupar a Secretaria de Estado da Juventude , Esporte e Lazer do Governo do Estado de São Paulo.
Menos de um ano depois assumiria a Secretaria de Estado da Educação , como um dos mais jovens secretários de toda a história do Estado de São Paulo.
Entre 2002 e 2006 , como secretário de Estado da Educação de São Paulo , foi por duas vezes presidente do Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação).
Na mesma época , atuou como conselheiro do Fundo Social de Solidariedade e também como coordenador do projeto Universidade Cidadã.
Eclético , todo o seu trabalho tem sido voltado à construção de uma sociedade melhor , formada por cidadãos críticos e conscientes de seus direitos e deveres.
Sua rotina constante de palestras por todo o país e pelo exterior é parte desse trabalho.
Apresentador dos programas de rádio : "Programa Papo Aberto" de segunda a sexta-feira, das 12h às 13h e Programa Quarta Viva toda semana, às 22 horas com conversa inteligente, entretenimento e muita reflexão ambos programas fazem parte do Sistema Canção Nova de Comunicação.
Atendendo a um chamado do Partido da Social Democracia Brasileira, candidatou-se a vereador em 2008.
No dia 5 de outubro, recebeu a maior votação dentre os eleitos: 102.048 votos.

Nenhum comentário: