terça-feira, 16 de março de 2010

Fiéis lotam missa em homenagem a padre morto em Volta Redonda.

O Padre Dejair Gonçalves, 32 anos, baleado na madrugada deste domingo (14), em Volta Redonda, morreu por volta das 7h de hoje (16), no Hospital São João Batista. O corpo será velado até às 17h desta terça-feira, na Igreja Nossa Senhora das Graças, no bairro de mesmo nome, em Volta Redonda. Uma missa é celebrada desde às 14h no local, pelo bispo Dom João Maria Messi. Após o velório, o corpo de Dejair será levado para Arantina, em Minas Gerais - sua terra natal -, onde será sepultado amanhã (17) pela manhã.
O ex-seminarista Epaminondas Marques da Silva, de 26 anos, também foi baleado e morreu. O caso aconteceu durante um assalto ocorrido na casa do padre Dejair Gonçalves, no bairro jardim Amália II.

Bispo cobra medidas de combate à violência

O bispo diocesano Dom João Maria Messi declarou anteontem que é preciso adotar medidas mais eficazes no combate à violência. O bispo enfatizou ainda a necessidade de maiores atitudes a favor da paz, investindo na cultura da paz, educação e esportes.
"Precisamos ser embaixadores da Paz e promovê-la em todos os sentidos. Sejamos como o Cristo e não busquemos a vingança", ressaltou o bispo, lembrando da justiça e da harmonia nas relações sociais. O coordenador do Movimento Resgate da Paz de Volta Redonda, padre Juarez Sampaio, disse que vê a situação com grande preocupação pelo avanço dos homicídios na cidade. De acordo com ele, já passam de 20 homicídios ocorridos este ano e, agora, "envolvendo lideranças da Igreja".

"Não podemos desistir e temos levantar a cabeça e encorajar as pessoas, principalmente as vítimas e buscar soluções práticas pela paz", disse o religioso, um dos líderes na luta contra a violência na região.

Padre Juarez, inclusive, lembrou do Fórum de Segurança que será realizado no dia 25 de março, às 9h, na Cúria Diocesana, onde será discutido o problema da violência com as autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A idéia é buscar medidas mais abrangentes para evitar a violência. Padre Samuel Camargo, do Setor Santa Cruz, foi outro que falou do ex-seminarista, que vinha coordenando a Comunidade Eclesial Santa Cruz.
"Ele vai fazer muita falta para a Igreja e ainda mais para sua família. Somos solidários nesse momento e insistimos para que as pessoas passem a mudar suas atitudes frente à violência", disse padre Samuel, convidando para a missa de sétimo dia neste domingo dia 21, às 19h, na igreja de Santa Cruz em Volta Redonda.

Delegado investiga crime

O delegado adjunto da 93ª DP, Michel Floroschk, já ouviu quatro testemunhas do crime. Uma delas foi um seminarista que chegou a ser rendido, quando os assaltantes foram até a casa do padre, nos fundos da Igreja Divino Espírito Santo, no Jardim Amália II, após rendê-lo na saída de uma festa.

"A testemunha disse que os ladrões comeram uma pizza que estava na geladeira da casa do padre e a esquentaram no microondas. Comiam um pedaço de pizza e depois os espancavam. Fizeram isso por diversas vezes" disse o delegado.

Foram colhidas as impressões digitais dos assassinos no microondas. O seminarista foi poupado pelos assaltantes, que saíram da casa levando no Gol do padre Dejair o religioso e Epaminondas. Os dois foram encontrados num trecho da Rodovia do Contorno no domingo de manhã. Floroschk disse que está apurando todas as informações que recebe, que o caso pode ter sido por motivo passional. "Trabalhamos com todas as hipóteses", disse o delegado. O policial mandou registrar o caso como roubo e homicídio qualificado. Segundo Floroschk, não ocorreu latrocínio (roubo seguido de morte) porque os disparos foram feitos muito depois do roubo. Para o policial, os criminosos atiraram no padre e no ex-seminarista para garantir que não fossem reconhecidos. Floroschk acredita que, pelo fato do padre fazer trabalhos sociais com jovens, talvez os assaltantes poderiam já ter sido assistidos por Dejair ou Epaminondas, que coordenava a Pastoral da Criança, no bairro Santa Cruz.

Obs: O Pe Djair em tão pouco tempo de ministerio soube cativar a muita gente. É com um sentimento de perda, nos perguntamos: Porque tamanha violência?

Nenhum comentário: