terça-feira, 19 de julho de 2011

D. Francisco visita Volta Redonda; ausência de D. Waldyr é sentida em encontro.

Conhecendo o terreno

D. João e D. Francisco sorriem para a foto

Conforme os católicos do Sul Fluminense já devem estar sabendo, a Diocese de Barra do Piraí-Volta Redonda estará ‘sob nova direção’ a partir do dia 28 de agosto. Sai D. João Maria Messi, que administrou a instituição por mais de uma década, e entra D. Francisco Biasin, que os fiéis puderam conhecer um pouco lendo a entrevista exclusiva que o aQui publicou com o religioso na edição 746. E não é que o novo bispo – conforme o aQui também já tinha adiantado – apareceu no município para conhecer uma parte do seu rebanho bem antes do previsto. Ele chegou na quinta, 7, ficando na cidade do aço até domingo, 10.

Segundo informações do site da Diocese, a passagem de D. Francisco por Volta Redonda serviu para que o novo bispo se reunisse com líderes da Coordenação Diocesana de Pastoral, que fizeram um ‘resumão’ da trajetória da caminhada.

Durante o encontro, momentos marcantes e decisivos da era D. João foram recordados, como a realização do primeiro Congresso Missionário Diocesano em 2001; a XI Assembleia Diocesana; a estrutura da Igreja Diocesana, sua realidade eclesial, o clero e cada regional pastoral; o andamento do processo de elaboração do Diretório Litúrgico Sacramental Diocesano; além dos desafios e problemas das pastorais sociais nas esferas política, econômica e social da região Sul do estado fluminense.

“Fiquei impressionado com o dinamismo apresentado pelas lideranças da Diocese, sobretudo pelas pastorais sociais, e sei o quanto evoluiu e vem crescendo a cada dia. Quero colaborar com espírito de serviço e inserir-me nesta realidade para a qual o Senhor me chama, assumindo-a com todos os diocesanos, na certeza da comunhão eclesial”, profetizou D. Francisco, que ainda se encontrou com colaboradores da Mitra Diocesana, participou do programa católico de rádio, ‘Estação Vida’, e respondeu a perguntas de ouvintes.

Ligada em tudo que acontece, a militante da comunidade de São Sebastião, no Retiro, Consolação Aparecida de Souza, a Brechó, contou ao aQui que os católicos ficaram de queixo caído com a simplicidade de D. Francisco.

“O pessoal ficou surpreso em como ele se demonstrou humilde. Fiquei sabendo até que o novo bispo pediu que não preparassem muita ‘pompa’ para sua posse, pois prefere uma cerimônia mais simples”, revelou.

Detalhe da recepção ao novo bispo

Tem mais. Ela conta que o novo bispo fez um pedido a D. João:

“Fiquei sabendo também que D. Francisco teria pedido a D. João que não se afastasse completamente dos trabalhos na Diocese. Estamos muito animados, porque parece que o novo bispo vai continuar tocando em frente os trabalhos de D. João e D. Waldyr”, comemorou.

Fez falta!
Para os nostálgicos de plantão, a má notícia é que o bispo emérito D. Waldyr Calheiros não participou dos eventos envolvendo a visita de D. Francisco Biasin à cidade do aço. Idolatrado por dez entre dez católicos da região, D. Waldyr, que completará 88 anos no próximo dia 29, ficou de fora da reunião e sua ausência foi sentida.

“D. Waldyr sempre fez e sempre fará falta. É uma pena que ele não tenha participado dessa reunião, porque é bem vindo em tudo que envolve o catolicismo na região. Sem dúvidas, D. Waldyr é um ícone e sentimos a falta dele em encontros como esse”, lamentou uma fonte do aQui, que é católica fervorosa.

Procurado, D. Waldyr explicou ao aQui por que não participou e acalmou o coração dos que estão afoitos, pensando besteiras a respeito de sua ausência.

“Não participei da visita de D. Francisco porque, além de ele ter vindo muito rápido à cidade, tratava-se de um evento que não me envolvia. D. João, que é o atual administrador da Diocese, fez as honras da casa e passou a D. Francisco as informações necessárias”, esclareceu, mencionando um detalhe sobre a passagem de D. Francisco que, até então, não havia sido revelado.

“Geralmente, em ocasiões como essa, o bispo aproveita para ‘conhecer o terreno’, além de escolher onde vai morar. Creio que D. Francisco deve ter dado uma olhadinha nisso, para, quando chegar definitivamente, já ter decidido em que bairro quer morar”, contou.

Nenhum comentário: