segunda-feira, 2 de março de 2009

Dom Orani João Tempesta é nomeado arcebispo do Rio de Janeiro

A Santa Sé informou nesta sexta-feira que a arquidiocese do Rio de Janeiro tem um novo arcebispo.
O escolhido do Papa foi Dom Orani João Tempesta, 58 anos, até o momento arcebispo de Belém (Pará, norte do Brasil).
Dom Orani substitui o cardeal Eusébio Oscar Scheid, que apresentou seu pedido de renúncia à Santa Sé, seguindo as normas do Direito Canônico, quando completou 75 anos, em dezembro de 2007. O cardeal Scheid estava à frente da arquidiocese do Rio de Janeiro desde 2001.
Ao dar a notícia aos fiéis na manhã de hoje, por meio da Rádio Catedral, Dom Eusébio afirmou que a posse do novo arcebispo deve acontecer no dia 19 de abril, 2º Domingo da Páscoa.

«Saúdo com alegria aquele que já é o novo arcebispo da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro: Dom Orani João Tempesta», disse Dom Eusébio.

Dom Orani Tempesta nasceu no dia 23 de junho de 1950, em São José do Rio Pardo (São Paulo). É religioso da Ordem Cisterciense, no seio da qual foi ordenado sacerdote em 1974.
Quando o mosteiro de Nossa Senhora de São Bernardo, onde vivia, em sua cidade natal, foi elevado a Abadia, em 1996, Dom Orani foi eleito o primeiro abade, cargo que ocupou por menos de um ano, já que foi nomeado bispo de São José do Rio Preto (São Paulo) já em 1997.
Sua nomeação para a arquidiocese de Belém, no norte do país, aconteceu em outubro de 2004.
O novo arcebispo do Rio de Janeiro é o atual presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação, Cultura e Comunicação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
É também membro dos Conselhos Permanente, Episcopal de Pastoral e Econômico da CNBB.
Na arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Orani terá a missão de pastorear os serviços das 252 paróquias da cidade, divididas em sete vicariatos territoriais, além dos movimentos leigos e novas comunidades.
O novo arcebispo contará com a colaboração de seis bispos auxiliares, entre os quais o secretário-geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa.
Nesta sexta-feira, Dom Orani chega à arquidiocese do Rio de Janeiro.
Ele traz consigo o lema episcopal «Ut Omnes Unum Sint» (Para que todos sejam um).
O novo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, agradeceu o povo de Belém (Pará, norte do Brasil) pelo carinho e acolhida nos últimos anos e disse que, com sua nomeação para o Rio de Janeiro, a sua família «aumenta um pouco mais».
«Levarei a todos no coração», afirma Dom Orani em carta difundida hoje aos católicos da arquidiocese de Belém, Igreja da qual ele esteve à frente desde dezembro de 2004.
«Foram poucos anos, mas intensos – vividos com generosidade e alegria na procura de servir indistintamente a todos», destaca o arcebispo em sua carta.

Situada na região norte do Brasil, a Arquidiocese de Belém abrange cinco municípios, uma área de 1.819 km² e uma população de cerca de 2 milhões de pessoas.

Já no Rio de Janeiro, o novo arcebispo assumirá uma das mais importantes arquidioceses brasileiras, criada como Prelazia já em 1575 , quando foi desmembrada do Bispado da Bahia.
A arquidiocese do Rio de Janeiro atinge uma população de quase 6 milhões de pessoas , sendo mais de 60% o número de católicos. Seus cerca de 600 sacerdotes atuam nos diversos apostolados e em 252 paróquias.
O próprio Dom Orani reconhece em sua carta que havia muita expectativa pelo anúncio do nome do novo arcebispo do Rio.
«Depois de tantas especulações sobre a sucessão do Rio de Janeiro, hoje está sendo publicada a notícia até agora conservada sob segredo pontifício». Ele confirma que a notícia o «surpreendeu há pouco mais de uma semana».

«Não estava em meus planos deixar Belém, que me cativou primeiro pelo carinho e acolhimento de seu povo e sua Igreja, também pela beleza de sua história, tradição, cultura, arquitetura.»

Mas o arcebispo disse que aceitou o novo desafio «confiando no Senhor que conduz a Igreja».

Dom Orani agradeceu ao clero, às autoridades de Belém e a todas as pessoas de vontade.
«Ao querido povo de Deus que luta cada dia em sua caminhada para sobreviver e faz acontecer a Igreja aqui em Belém – obrigado pela unidade e fraternidade, continuem na bela caminhada buscando a vida em Cristo e sendo discípulos missionários dentro do nosso projeto Belém em Missão.»
O arcebispo pede «de maneira especial» a Maria, «Nossa Senhora de Nazaré, a intercessão pelo povo que permanece aqui e por mim que tenho agora essa outra missão. Que o seu manto, sempre significativo, nos cubra e nos proteja sempre».

Nenhum comentário: