sábado, 29 de outubro de 2011

Resposta de Leandro Costa a declaração do bispo da "ICAB".

Não querendo polemizar, mas já entrando na polêmica, começo dizendo que só existe uma Igreja Católica Apostólica e é a que é fiel ao Papa Bento 16. Não vejo alarde nas declarações do bispo emérito Dom João Maria Messi para tanta polêmica, ao contrário da resposta do bispo da ICAB que seguramente copia e apropria-se de elementos do verdadeiro catolicismo.

E não é só a ICAB. Pesquisando a respeito dessa instituição dissidente vejo que as idéias são parecidas com a de Martin Lutero, Teologia da Libertação e desses teólogos (ou teimólogos) liberais. O senhor bispo da ICAB começa chamando os leitores de burros, porque segundo ele, Dom João "valeu da ignorância cultural das pessoas". Depois faz relação ao catolicismo romano para o catolicismo universal (onde não vejo diferença nenhuma) até porque a palavra CATÓLICA / CATOLICISMO significa UNIVERSAL (alguém conhece alguma igreja com este nome?) e a expressão ROMANA é pelo simples fato da sede da Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica ser em Roma, onde está a tal ignorância cultural mencionada pelo bispo da ICAB? E a um besteirol da parte de muita gente em tirar a missão apostólica da Igreja Católica associando-a como Igreja Católica Romana num tom de crítica, demonizando tal expressão. Fico até feliz, porque com isso sabemos que incomodamos com a nossa identidade de fé.

Podem falar o que quiserem, mas quem vive na essência da fé católica não troca por placa liberal nenhuma, mesmo com todo pecado dos filhos da Igreja. Sendo tolerantes ou não com os tais pecados, porque todos pecam. Até os santos pecaram e por recorrer à graça misericordiosa de Deus em Cristo tiveram seu grau de santidade atestada no Espírito Santo e confirmada pela única Igreja Católica Apostólica. E ao que o bispo mencionou na questão de quem copia de quem, alegando que a Igreja Católica Apostólica Romana que copiou é mentira. Dom Carlos Duarte Costa quando tomou atitudes de celebrar missas em versus dei ele era bispo da Igreja Católica Apostólica Romana. Na época o entendimento era de desaprovação, mas crendo que quem assiste a Igreja Católica Apostólica é o Espírito Santo ouve o entendimento favorável depois.

E diante da declaração final do senhor bispo da ICAB ao relacionar que os líderes católicos tem birra por 80% dos frequentadores que lá estão serem da Igreja Católica Apostólica Romana, colocando em cheque a realidade de fé professado nos altares e que na prática a vivência é diferente, venho dizer a ele que a fé é individual e cada um prestará conta dos seus atos. Sou católico não por padre A ou B, sou católico por Jesus Cristo. Enquanto eu ficar olhando para os pecados dos outros deixo de chegar à santidade em Deus. Não posso justificar o "sucesso" da minha fé alegando a fraqueza do outro porque isso é narcisismo, é o que os fariseus faziam. Se julgavam santos por cumprirem a Lei e pesavam fardos nos outros. É bom falar mal da Igreja Católica (a verdadeira) porque dá ibope. A Igreja Católica (a verdadeira) é como uma árvore frondosa que dá frutos, mas sempre terá um jogando pedra nela. É fato! É lamentável!

Leandro Costa - O Kerigmático de Plantão
www.leandro-rodrigues.blogspot.com
"Cobrem de mim e devem sempre cobrar: a primazia do amor, da doação e do serviço ao povo de Deus.” Dom Biasin

Nenhum comentário: