domingo, 10 de maio de 2009

Muitos abandonam a Igreja “talvez porque nunca entraram nela”, diz cardeal

Dom Odilo Scherer fala sobre a iniciação à vida cristã

“Por que muitas pessoas abandonam a Igreja ?
Talvez porque nunca entraram nela, de fato”, considera o arcebispo de São Paulo.
Dom Odilo Scherer comenta na edição desta semana do jornal arquidiocesano “O São Paulo” o tema da iniciação à vida cristã, tratado recentemente pelos bispos do Brasil em assembleia geral.
O cardeal explica que se ouve sempre falar dos “sacramentos de iniciação cristã” : Batismo , Eucaristia e Confirmação.

“Na verdade, porém, um verdadeiro processo de iniciação à vida cristã geralmente não acontece, ou apenas acontece um pouco”.

Por isso temos tantos católicos apenas ‘nominais’, que nunca foram introduzidos nos ‘mistérios da fé’ e não conhecem sua fé, nem a proposta de vida eclesial, nem têm condições de apreciar a verdadeira beleza e o valor da vida cristã. Não é bem isso que faz falta em nossa Igreja ? ”, questiona.

Segundo o arcebispo, a transmissão da fé já não acontece mais “automaticamente”, “como talvez acontecia em outros tempos e em lugares do interior”.

“A grande cidade oferece tantas opções e alternativas, sobretudo a de não se ligar a nenhuma Igreja ou prática religiosa”.

Dom Odilo explica que na recente assembleia da CNBB, os bispos, ao tratarem da ‘iniciação à vida cristã’, “falaram de um novo método de evangelização, mais adequado às nossas condições e necessidades atuais. É a necessária ‘conversão pastoral’ que precisamos fazer”.
A vida cristã é uma experiência vivida: então as pessoas precisam ser ajudadas a realizar essa experiência de maneira válida e eficaz. É também um caminho: pois então, é preciso empreender o caminho e andar por ele, descobrindo, pouco a pouco, para onde ele leva”, afirma o arcebispo.

A vida cristã “é ainda um ‘discipulado", uma experiência dinâmica e envolvente; e, como nos recomendou a Conferência de Aparecida, aprende-se a ser discípulo na medida em que se está com o Mestre”.
A iniciação à vida cristã é “um processo gradual e progressivo de evangelização, de conhecimento de Jesus Cristo, de envolvimento com ele e com a comunidade eclesial, na qual se vai entrando passo a passo. Vale para quem já foi batizado, mas não evangelizado; e vale ainda mais para adultos que ainda não foram batizados e o desejam”.

“Esse método coloca diante dos olhos o mistério de Deus, que se manifesta no mistério de Cristo, caminho , verdade e vida , Aquele que tem ‘palavras de vida eterna’.
Jesus é o rosto humano de Deus e o rosto divino do homem e está no centro de nossa experiência de fé cristã. Nós não nos relacionamos com teorias e verdades abstratas, mas com a pessoa de Jesus Cristo, crucificado, morto e ressuscitado.”

O cardeal Scherer considera que, para “sermos uma Igreja em estado permanente de missão, precisamos inovar em nossos métodos de evangelização; caso contrário, continuando simplesmente nosso ritmo, atingiremos sempre menos pessoas”.

Obs : Parabéns a colocação do Cardeal Odilo Scherer é preciso acabar com discursos e sair em busca daqueles que estam sedento de Deus , não sabendo aonde encontra-lo.
A espiritualidade não é cartilha baseada em novidades , pois Deus sempre nos renova para a mesma missão : discipulado da oração e identidade cristã.
Que Deus possa nos dá presbiteros santos e comprometido com a evangelização na sua essencia.
E aos "católicos" que abandonaram a IGREJA toma o mesmo caminho de Judas , Martin Lutero , seguindo até os tempos de hoje , que retomem o verdadeiro caminho da una , santa , apostolica e CATÓLICA.
Shalon !

Nenhum comentário: