terça-feira, 13 de setembro de 2011

Dom Francisco Biasin toma posse da Igreja de Volta Redonda - Barra do Piraí.

No domingo dia 28/08, D. Francisco Biasin foi empossado em nossa Diocese, a de Barra do Piraí – Volta Redonda. Cerca de oito mil pessoas participaram da Cerimônia de Posse com a Santa Missa em ação de graças, que aconteceu na Ilha São João, em Volta Redonda

Numa atitude de comunhão e unidade, participaram da solenidade vinte bispos e mais de cem padres e religiosos vindos desta diocese, da diocese de Pesqueira-PE (ex-diocese de D. Biasin) e das outras dioceses do Regional Leste I (estado do Rio de Janeiro).

Algumas autoridades públicas da região Sul Fluminense, do estado de Pernambuco e do Governo Federal estiveram presentes, dentre elas Antônio Francisco Neto - prefeito de Volta Redonda, Inês Pandeló - deputada estadual e Luiz Sérgio - ministro da secretaria de relações institucionais da presidência da república.

A cerimônia teve início com o discurso de Dom João Maria Messi, que ao legar a sua missão ao novo apóstolo desta Igreja Particular, teceu elogios ao povo católico das cidades e comunidades que a compõem, ecxpressando ainda sua gratidão a Deus pelos onze anos que esteve à frente da diocese: “Agradeço ao Senhor por dar-me a oportunidade de servi-lo nesta diocese. Vou continuar servindo de uma outra maneira na fidelidade”.

A posse foi dada pelo Arcebispo Metropolita do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, que passou o báculo episcopal a Dom Francisco. O Núncio Apostólico Dom Lourenzo Baldisseri, representante do Papa Bento XVI no Brasil, discursou agradecendo o trabalho de D. Messi e desejando um feliz pastoreio a D. Biasin. Ele também destacou as qualidades e experiências acumuladas do bispo empossado em seus decênios de vida sacerdotal.

Com palavras de gratidão aos habitantes de Pesqueira, Dom Francisco Biasin reafirmou o seu lema episcopal “Dar a vida aos irmãos” e disse que o seu ministério é sempre marcado pela forte presença junto às pessoas e às comunidades. Em sua homilia, o novo bispo de Volta Redonda deixou expresso que seu perfil episcopal é o da acolhida e o do amor mútuo entre os cristãos e não cristãos.

“Não cobrem de mim a organização. Outros farão melhor do que eu. (...)

Não cobrem de mim a melhor reflexão teológica (...)

Não cobrem de mim o empenho social e o trabalho político (...)

Cobrem de mim e devem sempre cobrar: a primazia do amor, da doação e do serviço ao povo de

Deus.” enfatizou D. Biasin.

Em entrevista exclusiva ao COMSAPAULO.COM, Dom Orani enalteceu a continuidade da Igreja na sucessão apostólica:

“É sempre uma alegria ver essa beleza da passagem da missão... De Dom João Maria Messi para Dom Francisco Biasin aqui em Volta Redonda-Barra do Piraí. E nós temos certeza que de um lado é a continuidade da missão apostólica, apóstolo que continua; e do outro lado, tá explícita a experiência de quem já conhece a região e que em outra região também trabalhou. E agora volta para o Rio de Janeiro enriquecido pelo trabalho realizado e vai poder nos ajudar a evangelizar essa região importantíssima, que é o sul fluminense”.

Dom João Messi também falou com exclusividade ao nosso site. Emocionado, citou a “despedida” e deixou uma mensagem para o rebanho que ele pastoreou...

“São fatos na vida que acontecem... A gente ter que mudar de atividade... Para o povo, eu deixo a mensagem de não me esquecer nunca de um povo evangelizador, de um povo com a missão de constituir o Reino de Deus com a vida, com o exemplo, com a pregação, com a doação de seus carismas, pois cada um tem seus valores que o próprio Deus deixou semente em seus corações. Que todos sejam generosos e zelosos em servir ao Senhor com suas capacidades e seus recursos, porque essa que é a vida do verdadeiro discípulo e discípula de Cristo”.

Ao término da celebração, Dom Francisco abençoou o povo e com voz entusiasmada, exclamou: “Nos encontraremos nas comunidades!”.

Fonte: Comunidade São Paulo Apostolo - http://www.comsaopaulo.com/ler.php?c=68

Nenhum comentário: