terça-feira, 19 de agosto de 2008

Declaraçoes equivocadas

Jornal Aqui
Edição 594 - 2 de Agosto de 2008

Declarações equivocadas

Me causou uma grande estranheza algumas declarações do Bispo Emérito D. Waldyr Calheiros. A Igreja Católica não se furta de sua missão e tem opinião definida a respeito de varias questões. Concordo com o senhor Bispo na questão do aborto até porque é a opinião da Igreja, mas temas como celibato, católicos evasivos e homossexualidade não concordo não e explico porque :

*Celibato: num mundo todo erotisado (sic) como o nosso, onde se exalta a questão do corpo e não a da alma (espiritualidade) é motivo de vocação sim ser padre celibatário até porque se busca ter Jesus, o Sumo Sacerdote , como modelo.O que dizer então aos novos candidatos ao presbitério?Depois dizem em homilias que há falta de padres e que a Diocese não gostaria de "importar" padres, pois tem que ser do jeitinho diocesano. Acho que como bispo emérito ele foi infeliz na escolha do tema e da resposta e não o considero tão polêmico como ele foi exaltado na entrevista.
*Homossexualismo : a sua resposta foi invasiva (sic), não promover e apenas respeitar ele se furta da condição de pastor. Não quero polemizar o assunto até porque iriam me chamar de preconceituoso por ser contrário à prática homossexual, pois assim reza a Sagrada Escritura e é a opinião da Igreja. A Igreja condena a prática homossexual e não pode se furtar de evangelizar, dar uma consciência cristã, de conversão aos que vivem tais práticas. Existe uma frase que define bem: Deus odeia o pecado, mas ama o pecador. A Igreja não quer formar livres pensadores , espalhando até mesmo confusão com suas opiniões causando assim uma "ruptura" com o pensamento da Igreja. E termino fechando esse pensamento com a mesma frase dita por ele: "... a própria natureza nos convida a ter outras experiências. O que não significa que temos que segui-las". Com Jesus tudo pode ser mudado pela força da oração!

*Evasão de católicos: é a área que gostaria mais de destacar em minha opinião. Dizer que a Igreja batizou todo mundo e soltou não me convenceu não, principalmente em Volta Redonda que no seu bispado comungou-se e enraizou-se uma fé-partidária, uma fé-social, uma fé-política, e foi nessa época que muitos católicos saíram e foram encher Igrejas Independentes (evangélicas). Eu não sou fã nem um pouco de estar numa Missa onde a homilia é notícias de jornal, é defesa partidária e de movimentos sociais, até mesmo de desavenças teológicas de padres A e padres B, deixando de lado a Sagrada Liturgia.Muitos amigos hoje não fazem parte de nenhuma Igreja por muitos padres fazerem do altar de Deus palanque político e meramente político, será que a política morreu na cruz por nós?E o que dizer de muitos "católicos" que não tem identidade católica, são católicos-espíritas , católicos-cartomantes , católicos-maçons , católicos-benzedeiras , católicos-macumbeiros entre outras coisas , aonde está o erro ? Quem tem o oficio de ensinar?Eu sou feliz por ser católico e amo a minha Igreja e eu fui buscar conhecer minha Igreja e graças a Deus eu encontrei a RCC , movimento que deveria ser aliada da diocese mas não é tratada como tal , infelizmente, então na hora que era para ensinar "...falaram de como ser politizado na sociedade..." , "...que temos que nos indignar..." , "...filiar aos partidos..." , bla bla bla...
Dizer que os evangélicos ganharam campo é muito fácil até porque os evangélicos tem uma rádio onde se toca musicas evangélicas, onde se ensina suas doutrinas , onde divulgam seus eventos , convidam outras pessoas a participarem dos seus cultos etc, etc ...
Em Volta Redonda temos rádio católica diocesana ? Se busca investir nesse projeto? Tem uma igreja evangélica que vai construir um templo, a nossa diocese tem uma Catedral?
Esses seriam os meios que poderiam ajudar a melhorar a evangelização em nossa diocese e fazer com que nao crescesse o "campo" evangélico , lógico que tem mais coisas, mas isso deixo pra aqueles que comandam a nossa diocese.

Leandro Costa

Nenhum comentário: