terça-feira, 3 de abril de 2012

CRISTO: nossa verdadeira pascoa.

Páscoa, tempo de júbilo. Cristo ressuscitou! Venceu a morte e nos libertou! Durante quarenta dias nos preparamos para esta festa. A festa da vida. A festa da vida nova que recebemos em Cristo Jesus. Por Ele fomos salvos. Por Ele fomos libertos da escravidão do pecado. Das trevas para a luz. Da morte para a vida.

Chocolates? Ovos de Páscoa? Coelhos da Páscoa? Esta é a festa do mercado. A festa cristã transformada em mercadoria. Onde se encontra o Cristo que ressuscitou? Muitos não sabem responder, outros ainda ousam dizer: quem é este?

É nesta época em que o consumo se eleva de forma considerável, alegria dos comerciantes. Consumo? Comerciantes? Não deveria ser: festa? Júbilo? Alegria? Onde nossa festa cristã, a mais importante, foi parar? Em prateleiras ou penduradas nos supermercados? Por que tantos questionamentos? Tantas interrogações?

São tais perguntas que nos levam a refletir sobre a nossa verdadeira Páscoa. Páscoa esta, que para muitos, infelizmente, é comercializada. Os símbolos desta importante festa tornam-se mercadorias.

O ovo, símbolo do novo nascimento, a nova vida que surge. A vida nova que Jesus nos proporcionou após sua morte de cruz. O coelho, símbolo da fertilidade. Um grande número de Filhos de Deus, frutificados pela salvação alcançada.

Nossa verdadeira Páscoa é Cristo. Aquele que por sua morte nos trouxe a vida. Aquele que das trevas fez surgiu a luz. A passagem de uma vida remota para uma vida nova, renovada, revigorada.

“Que o mundo todo veja e reconheça que se levanta o que estava caído, que o velho se torna novo e tudo volta à integridade primitiva por aquele que é princípio de todas as coisas”, assim reza a Igreja na noite santa.

Roguemos a Deus, para que nós, cristãos, possamos, com fé, celebrar a nossa vida nova em Jesus Cristo que Ele mesmo nos propõe a partir de sua morte e ressurreição. Que possamos então celebrar a vida, não o consumo.

Feliz e Santa Páscoa na alegria do Ressuscitado!

Victor Hugo Oliveira Vieira
Redação do Portal Ecclesia
E-mail: victorhugo@capelasaojose.net

Nenhum comentário: