quarta-feira, 27 de abril de 2011

Em defesa de uma politica igualitária as religiões da nossa cidade.

O Jornal Aqui divulgou numa matéria o meu email diante de uma solicitação a Prefeitura e a SMC. Olha a repercusão:

Ano 12 - Edição 735 - Volta Redonda e Barra Mansa - 23 de abril de 2011

http://leandro-rodrigues.blogspot.com/2011/04/em-defesa-de-uma-politica-igualitaria.html

CIDADE: Católicos cobram eventos voltados para a comunidade religiosa.

Direitos iguais

Que o projeto ‘Cultura para Todos’, promovido pela prefeitura de Volta Redonda através da secretaria de Cultura, caiu no gosto do povão, todo mundo sabe. E todo mundo sabe, também, que a comunidade evangélica da cidade do aço está satisfeita com o ‘Projeto Gospel’, realizado pela prefeitura mensalmente e que traz ao palco do Cine 9 de Abril grandes nomes da música evangélica. O que pouco se diz, porém, é que a comunidade católica anda um bocado chateada com isso.

Pelo menos é o que diz o jovem Leandro Costa, morador de Volta Redonda. Católico praticante, ele questiona o fato de apenas os evangélicos serem beneficiados pelo projeto da secretaria de Cultura. “Está havendo uma política unilateral que vai de encontro com a Constituição por sermos um país laico. O evento ‘Cultura para Todos – Projeto Gospel’ fere todos os meios de uma política pública e igualitária”, critica, acrescentando que, a seu ver, as autoridades deveriam enquadrar eventos católicos na programação da secretaria de Cultura local.

“Acompanho nos noticiários que a prefeitura de Volta Redonda tem o projeto em que inclui apresentações mensais de bandas protestantes em nossa cidade. Acredito que política igualitária, respeitando as religiões, não é fazendo lobby da religião ‘a’ ou ‘b’”, analisa o rapaz, aproveitando para dar um ‘toque’: “Se vocês fizerem um levantamento pelo IBGE de quantos católicos há em nossa cidade, verão que é desproporcional apadrinhar só um segmento de profissão religiosa”, crê o jovem.

De acordo com Leandro Costa, a palavra ‘gospel’ não é exclusiva dos protestantes. Por isso, assevera, seria justo que artistas consagrados no meio católico também fossem convidados a participar do projeto. “As canções do padre Fábio de Melo não canta as boas novas do Evangelho? E o que falar do padre Marcelo, então? Do Mário Pacheco, Eros Biondini, Eliana Ribeiro, Ministério Romanos, padre Reginaldo Manzotti, Rosa de Saron...”, enumera. “Sem falar no Ministério Cristo Vive, Ministério Terra Nova, Banda Tempo de Deus e Ministério Anjos da Aliança entre outras, que são da nossa cidade”, completa.

Para saber se há alguma chance de a comunidade católica também ser agraciada com shows de artistas de renome da religião, o aQui procurou saber do vereador Carlos Roberto Paiva (PT), católico praticante e muito chegado ao Palácio 17 de Julho, se ele toparia sugerir ao prefeito Neto que atenda aos pedidos dos jovens da Igreja Católica em Volta Redonda. A resposta foi surpreendente.

“Olha, sempre que posso sugiro peças teatrais em vez de shows. Prefiro teatros a shows. Agora, em relação a shows católicos, não vejo nenhum interesse”, afirmou, meio que tentando fugir do assunto. Provocado mais uma vez a dizer se daria ou não a sugestão, Paiva disse que ele, enquanto católico, não tem interesse em trazer artistas de sua religião.

“O que eu espero da Igreja, como católico, são as missas, a participação nas pastorais, a Campanha da Fraternidade. Não tenho essa expectativa de shows. Essa é minha posição pessoal”, frisou Paiva, que negou ter conhecimento de pedidos dos jovens quanto à inclusão de eventos católicos na agenda da secretaria de Cultura. “Essas reclamações é você que está dizendo que existem. Não vejo isso no meu meio, nem na minha comunidade”, concluiu, dando o assunto por encerrado.

Já o presidente da Câmara, vereador Paulo Conrado – que é evangélico –, afirmou que o pedido da comunidade católica é mais do que justo. E prometeu pedir ao prefeito Neto que inclua atrações católicas no projeto ‘Cultura para Todos’. “Vou procurar o prefeito para fazer uma reivindicação nesse sentido. Vamos atender a essas reclamações e levar ao prefeito, para que possa dar espaço também aos católicos. É justo que seja assim”, garantiu.

Nota da redação: O aQui entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura para saber, dentre outras, o motivo pelo qual apenas shows evangélicos têm sido promovidos pelo ‘Projeto Gospel’. Não houve retorno até o fechamento desta edição.

Na Edição 737 - Volta Redonda e Barra Mansa - 7 de maio de 2011, confira no quadro "Cartas", a manifestação em respostas dos católicos:

Católicos (I)

Quero parabenizar a equipe do aQui pela matéria "fala cidade", do dia 23/04, de autoria de Leandro Costa, mostrando a ausência de compromisso da PMVR e Secretaria Municipal de Cultura com a população católica de Volta Redonda, no que diz respeito a eventos voltados para nós católicos, uma vez que existem eventos voltados para outros segmentos religiosos, o que é correto, desde que sejam atendidos todos os outros grupos religiosos organizados de nossa cidade. Por isso creio no poder mobilizador deste jornal e que, através desta iniciativa possamos sensibilizar o senhor Prefeito e o secretário de Cultura a desenvolver projetos que contemplem os católicos de Volta Redonda, uma vez que existem cantores consagrados em nossa religião, e vários grupos musicais em nossa cidade e região que também emprestam suas vozes para louvar a Deus. Muito Obrigado!!
Felipe Fernandes, graduando em medicina veterinária, 21 anos.

Católicos (II)

Sou muito feliz por ser católica e morar em Volta Redonda. Mas concordo plenamente com o irmão em Cristo, Leandro! E lamento muito as palavras do vereador que disse ser católico e não apoia os eventos com os cantores católicos. São pessoas que ministram o louvor, testemunham e professam a fé com a música servindo ao Senhor. Gostaria de saber se eu posso contribuir de alguma forma para que de fato os shows católicos se realizem com mais frequência aqui em Volta Redonda? Os eventos católicos, além de nos permitirem o fortalecimento na fé, também contribuem para que mais pessoas se voltem para Deus!! Menos violência, menos usuários de drogas e etc. Isso não é bom para a cidade?? Deus abençoe vocês! Giselle Alves - Psicóloga do Reino

Católicos (III)

Obrigado pela divulgação e por repercutirem em matéria o meu questionamento. Fiquei muito feliz. Valeu as orações. Eis que o sonho começa a dar passos de realidade, uma Volta Redonda igualitária em políticas públicas. Eu começo dizendo que foram várias tentativas e nenhuma resposta diante da minha solicitação. Vários emails foram enviados a Prefeitura e para Secretaria de Cultura e nada. Pior. No dia que o prefeito Neto foi entrevistado pelo Betinho, no Programa Dário de Paulo, na Rádio 88 FM, eu fui destratado por telefone. A atendente não fez questão da minha pergunta e já queria desligar o telefone na minha cara. Aí perguntei a ela "se não iria anotar meu nome e bairro" que é de praxe? Nem fez questão. Logo após, anunciaram a Pr Ludimila Feber ao contestado e inconstitucional projeto. Fiquei triste e furioso com o descaso. Porque estão querendo blindar esse projeto? Porque não se faz algo para todas as profissões de fé? Porque não respondem e ficam quietos? Há muita informação não oficial pipocando na cidade a respeito desse contestado e inconstitucional projeto. Mas a minha insatisfação com políticas públicas com a Prefeitura começou antes. Eu fui pessoalmente ver como anda o processo engavetado da retransmissora/repetidora da Rede de Televisão Católica Canção Nova e, imaginem, nada até hoje. E eu ouvi cada coisa... Agora é bom que todos católicos leiam a matéria para ver que o senhor Paiva não é representante dos católicos na CMVR nem aqui e nem na China. E que deem resposta a ele nas urnas por descaracterizar uma manifestação que vai de encontro a realidade da Igreja que ele diz ser praticante. Recorri a ele pelo site da CMVR e nada, nenhuma resposta. Gesto que está virando moda às autoridades. Já estou cansado com essa hipocrisia política. Se o vereador é da ala conservadora ou da Teologia da Libertação na Igreja que seja, só não pode é opinar da forma como fez, sem conhecimento de causa, até porque são várias as reclamações de jovens que em nossa cidade não tem nada de evento católico. É só o jornal procurar o Grupo de Oração e Grupo de Jovens da Igreja para tirar a prova. A contradição vem no pronunciamento do vereador Paulo Conrado, que é evangélico, que é presidente da Casa. Isso é uma declaração de um parlamentar. Que ele possa aprender ou que sua assessoria possa tratar melhor do assunto. Já estou mobilizando um grupo de jovens católicos para conversar com o prefeito e com os vereadores que possam apoiar essa causa. Parabéns pela iniciativa do Jornal aQui. Leandro Costa.


Católicos (IV)

Parabéns ao aQui pela matéria publicada no dia 23/04. É um questionamento que sempre tive desde que o tal Projeto Gospel foi criado. Por que eles não produzem eventos para nós católicos? A música católica é repleta de talentos. Senão vejamos: Adriana, Anjos de Resgate, Banda Bom Pastor, Celina Borges, Dunga, Eliana Ribeiro, Ministério Adoração e Vida, só para citar alguns. Espero que o prefeito Neto se sensibilize e atenda a população católica de nossa cidade. Já está mais do que na hora. David Freitas

Voces podem se manifestar pelo aqui@jornalaqui.com.br, veradorpaiva@gmail.com ou bancocidadania@epdv.com.br (aos cuidados do David Cabral Jr - 24 99677071).


3 comentários:

Aline Costa disse...

Muito bem reivindicado, Leandro!
Só é lamentável termos um católico morno que não luta pela gente,como este vereador Carlos Roberto Paiva (PT). Ao passo que, é prazeroso contar com o bom senso cristão e com a ética do vereador Paulo Conrado – que é evangélico.

marta disse...

O vereador paiva é um antiquado q ñ sabe o poder e a força q a nossa musica tem. Concordo plenamente q tem q haver essa divisão para q tenha shows catolicos sim por que chega mais rapido ao coração das pessoas.Se é por falta de manifesto q o vereador é contra deixo aqui o meu.

Paulo Ruela disse...

Bem, a varios anos digo que isto iria acontecer. Simplesmente por nossa culpa, enquanto catolicos. Quero ver se na proxima eleição quantos pretensos catolicos irão se levantar e se retirar do lugar aonde o sr vereador for fazer sua propaganda politica. Por que é o que eu vou fazer.