sábado, 24 de janeiro de 2009

Afastado da Igreja há um ano , noticias do Padre Zeca

A batina está guardada.
Um ano depois de ter pedido licença à Arquidiocese do Rio de Janeiro e se afastado das funções sacerdotais , José Luiz Jansen de Mello Neto , o padre Zeca , parece perfeitamente adaptado à vida de solteiro. O criador do movimento Deus É Dez , que arrastava milhares de jovens para shows religiosos na Praia de Ipanema nos anos 90, agora circula com desenvoltura pela noite carioca.
Zeca, de 37 anos, freqüenta o Bar Jobi , no Leblon , gosta de dançar no Carioca da Gema , badalado endereço de samba na Lapa , e marca presença nas festas de amigos , nas quais namora em público. O padre-surfista , como ficou conhecido , roda a cidade a bordo de uma Scooter – não tem carro.
Nos fins de semana , bate ponto nas areias do Leblon , perto da Rua Rainha Guilhermina.
Ali passa horas com seu atual rebanho , jovens de classe média alta da Zona Sul.
Enfim , leva a vida de qualquer homem livre , leve e solto da sua idade.
Em janeiro de 2007 , quando deixou oficialmente a Paróquia da Ressurreição , no Arpoador , foi divulgado que estava se licenciando por um ano , para estudar fora do país.
O afastamento do pároco , grande aposta da Igreja Católica no Rio , provocou surpresa entre fiéis e muito tititi. Pouco depois , Zeca foi visto circulando com a empresária Maria Rita Magalhães Pinto, dona da grife A-Teen.
"Ele é uma pessoa muito querida, amigo da minha família", diz ela.
"Como estávamos solteiros e saíamos muito, as pessoas falavam. Não namoramos."
Em seguida , teve como par constante uma advogada e agora assume para os próximos o relacionamento com uma mulher recém-separada que estudou gastronomia em Londres.
Para a Cúria Metropolitana, o mais jovem padre diocesano ordenado no país (tinha 25 anos em 1995) está só afastado.
Segundo a assessoria de imprensa da arquidiocese , seu futuro depende do acordo feito com o cardeal-arcebispo dom Eusébio Scheid , cujos detalhes não são revelados.
Em 2006 , Zeca havia deixado o departamento de teologia da PUC , onde coordenava a seção de cultura religiosa e dava aulas. Procurado por Veja Rio, Zeca foi lacônico.
"Estou me adaptando à nova vida", limitou-se a dizer, como se tivesse feito voto de silêncio.
"Não me sinto pronto para falar."
O garotão criado no Alto Leblon, que estudou em boas escolas como o antigo Gimk, no Leblon, e entrou no seminário aos 18 anos , hoje mora num apartamento em Ipanema e cursa um MBA. Suas aulas de gestão empresarial são às sextas-feiras , no Instituto de Pós-Graduação em Administração de Empresas (Coppead) da UFRJ.
Tema bem diferente do doutorado que fez na Pontifícia Universidade Gregoriana , em Roma , sobre Santo Agostinho.
Na Igreja da Ressurreição , a ausência do padre jovem e bonitão , que demonstrava uma disposição esfuziante no altar, é sentida.
"Até hoje tem gente que o procura", conta uma funcionária.
Zeca, que lançou os CDs Deus É Dez e Quero Paz, é da geração de padres-cantores.
Seu ex-companheiro num programa da Rádio Catedral , padre Jorjão , evita polêmica.
"É um grande sacerdote", diz.
"Converso muito com ele , nunca soube que queira se casar."
Mas é certo que Zeca gosta de companhia – é do tipo que anda em grupo.
"Ele vem muito aqui à noite e depois da praia nos fins de semana, sempre com uma turma", confirma Antônio Marques Pires, gerente do Jobi.
Seus amigos o protegem numa cortina de discrição.
"Se ele não fala, não fico confortável para comentar", esquiva-se o deputado estadual Alessandro Molon (PT).
Os dois participam da ONG Instituto Carioca de Idéias, criada para formular projetos para o Rio. "Ele nunca comentou o que o levou a pedir a licença", desconversa o subsecretário estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Antônio Pedro Figueira de Mello.
"Conheci o Zeca garoto. Fazia tudo que um jovem faz, saía, namorava", lembra Eduardo Paes, secretário estadual de Turismo. "Escolheu uma vocação e está revendo o curso da vida."

OBS : Esse blog , traz essa materia , para trazer noticia de um homem que fez da evangelização uma forma clara e concisa com uma linguagem que atraiu muitos jovens com animadas missas , musicas , oracoes e eventos.
Não sabendo a verdade , pois há dois lados na materia na suposição e oficialmente a IGREJA , a verdade é que ele fez o correto , primeiro pediu licença a Arquidiocese e assim como diz a meteria se posiciona : "Estou me adaptando à nova vida , não me sinto pronto para falar."
Que os lados possam se posicionar.
Shalon !

Nenhum comentário: